You need to sign in or sign up before continuing.
Diego Rabatone's Photo

Unverified Profile

  • Payment not verified
  • Phone not verified
  • Government ID not verified

Not Accepting Guests

  • Last login almost 11 years ago

Join Couchsurfing to see Diego’s full profile.

Overview

  • 1 reference 1 Confirmed & Positive
  • Fluent in Portuguese; learning English, French
  • 40, Male
  • Member since 2010
  • Estudante, Hacker e Professor
  • No education listed
  • From São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Profile 85% complete

About Me

ABOUT ME

Tenho hoje vinte e poucos anos, e me considero um sonhador. Porque:

A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.[1]

Quero mudar o mundo, fazer parte da história – porque passar em branco não dá né? Acredito que o mundo sempre pode melhorar, mas sei também que isso não é tarefa fácil. Busco sempre manter o espírito sonhador de um adolescente, mas não deixo de tentar colocar os pés no chão e buscar trilhar caminhos sólidos.

Sou apaixonado pela temática da Educação! Acredito que sempre estamos ensinando e aprendendo, somos todos Educadores e Educandos.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.[1]

Acho que a educação é o melhor caminho para construirmos um mundo mais justo, mais igualitário. Um mundo menos predatório, mais coletivo e colaborativo. Um mundo no qual as pessoas não vivem para ter, mas vivem para ser, vivem para conviver.

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.[1]

E para que se tenha um processo de Educação de verdade, é preciso ter liberdade, autonomia. Por isso outro dos meus interesses é o Software Livre. Usar software livre é ter o direito e a possibilidade de personalizar o sistema às suas necessidades, é poder conferir (ou pedir para alguém de confiança conferir) que suas informações não estão sendo desviadas indevidamente, é poder resolver um problema sem depender da boa vontade de uma corporação que só visa lucros. É ter autonomia, é ter independência!
Quanto à cultura livre, eu acho que a cultura deve pertencer ao mundo. Não estou dizendo que os artistas não devem ganhar dinheiro com arte. Mas acho que o “modelo de negócio” no qual cultura é mercadoria já se esvaiu e não serve mais à nossa sociedade.

Acredito na Política (com P maiúsculo), e acho que sistemas democráticos podem funcionar. Não é porque hoje, no Brasil, muitas pessoas que estão em cargos públicos são corruptas e se importam apenas com interesses pessoais que o sistema não funciona. Algo que eu sempre tento levar comigo em minhas análises é que: “Não é porque a ferramenta é mal utilizada que ela é ruim”. Isso vale para o sistema Político (democracia representativa, senado, câmara, etc) e também para outras coisas como Internet, Torrent (P2P), e etc.

Por isso luto por uma nova Cultura Política, na qual as pessoas são mais conscientes de seus direitos e deveres. na qual as pessoas não são cidadãs apenas na hora de votar, mas acompanham e cobram seus representantes (e esses não são apenas nos que votaram, mas todos que Lá estão), uma nova cultura na qual o Estado existe e trabalha efetivamente pelo bem das cidadãs e cidadãos. Por isso luto pela não criminalização da Internet e dos usuários (afinal, SOU INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO!), pela neutralidade da rede. E para que consigamos atingir uma sociedade com um Estado justo e democrático, precisamos de um Estado Transparente. Por isso hoje meu principal interesse de atuação é com transparência.

Mas a vida não se resume apenas ao (ciber)ativismo político, então também gosto de aproveitar meu tempo vendo um bom filme (seja no cinema seja em casa), indo a exposições, conhecendo a cultura e a história da minha cidade (Paulistano de coração!) e do meu país, adoro sair para tirar fotos e, claro, ir a um bom restaurante, apreciar uma boa comida e um bom vinho.

E acima de tudo, seja aonde for, fazer todas estas coisas ao lado de pessoas agradáveis e das pessoas que me fazem feliz.

Termino com mais algumas frases que acho relevantes:

Assim como a árvore está na semente, os fins estão nos meios. Se cuidamos dos meios, o fim cuidará de si mesmo. Sempre temos controle sobre os meios, nunca sobre os fins. É impossível atingir-se fins nobres por meios condenáveis[2]

A mente que se abre a uma idéia, jamais voltará ao seu tamanho original.[3]

Mais importante de tudo é nunca deixar de se perguntar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.[3]

O que acho mais legal dessa última é que ela exalta algo que outra pessoa pela qual tenho muito respeito também destaca como fundamental. Paulo Freire, assim como Einstein, também coloca a Curiosidade como fundamental para o processo de educação e crescimento.

Interests

Educação, Tecnologia, Software Livre, Política, Movimentos Sociais, Dados Abertos, Viagens, Ciberativismo.

  • movies
  • law
  • software

One Amazing Thing I’ve Done

Construção do portal http://dados.gov.br
Angra dos Reis na virada de ano de 2010 para 2011.
Posse da 1a mulher presidenta do Brasil ao lado da minha namorada!

Countries I’ve Visited

Brazil

Countries I’ve Lived In

Brazil

Join Couchsurfing to see Diego’s full profile.